segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Matéria

Pichação nas Grandes Cidades

A grafia da pichação de São Paulo, ao contrário da carioca, é a mais próxima da escrita normal, onde as letras se destacam por serem grandes e na vertical, com curvas e detalhes que fazem o diferencial de cada pixação.
 Em São Paulo, os pichadores organizam "equipes" de pichação e possuem algumas diretrizes para organizá-la, possuindo até mesmo um líder (vulgarmente chamado de "cabeça"). Algumas equipes possuem uma espécie de "grife", onde cada uma possui um símbolo para distinção, exibindo então a união de diversas equipes. São realizados encontros (também conhecidos como "points"), onde diversas grifes se reúnem para trocar informações e fazerem festas com tinta e, frequentemente, drogas. Existem equipes com mais de vinte anos de existência, denominadas de "Velha Guarda" ou "Das antigas”. O ápice de uma pichação é chamado de “pico”, onde geralmente um prédio de grande porte tem sua parte superior pichada, caracterizando um crime, já que para efetuá-lo, as equipes têm que invadir o edifício para ter acesso a sua parte mais alta.








            







                    








A Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário estão mais severos na punição de
pichadores pichação é considerada crime no Brasil, com pena de três anos de prisão e multa conforme estabelece o artigo 65 da Lei de Crime Ambiental, pena que geralmente é convertido em prestação de serviços gratuitos à comunidade ou multa. Além disso, os pichadores são indiciados por formação de quadrilha, denunciados à Justiça e têm a prisão preventiva decretada.

  





 Na manhã desta terça-feira, cinco deles, foram presos em suas residências e permanecerão atrás das grades por tempo indeterminado. Esses pichadores são considerados os mais atuantes da capital e deixaram marcas no pirulito da Praça Sete, nas praças da Bandeira, do Papa, no prédio da Imprensa Oficial, vários viadutos e até no Detran-M. 



 






 Mais às vezes nem todos os jovens são pichadores, mais acabam indo preso por causa de outras pessoas, foi um caso que aconteceu com
um rapaz chamado Diego, que fazia parte de um grupo de cinco pessoas, que estavam na cidade de Passos Minas Gerais, que de repente um de seus amigos tirou uma latinha de spray de dentro da blusa, e começou a pichar uma casa da cidade que era de um sargento que por esse ato foram levados todos para prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário